Texto
I
Durante
anos, dei aulas em diferentes faculdades da Universidade Eduardo
Mondlane. Os meus colegas professores queixavam-se da progressiva
falta de preparação dos estudantes. Eu notava algo que, para mim,
era ainda mais grave:uma cada vez maior distanciação desses jovens
em relação ao seu próprio país.
Quando
eles saíam de Maputo em trabalhos de campo, esses jovens
comportavam-se como se estivessem emigrando para um universo estranho
e adverso. Eles não sabiam as línguas, desconheciam os códigos
culturais, sentiam-se deslocados e com saudades de Maputo. Alguns
sofriam dos mesmos fantasmas dos exploradores coloniais: as feras, as
cobras, os monstros invisíveis.
Aquelas
zonas rurais eram, afinal, o espaço onde viveram os seus avós, e
todos os seus antepassados. Mas eles não se reconheciam como
herdeiros desse patrimônio. O país deles era outro. Pior ainda:
eles não gostavam desta outra nação. E ainda mais grave: sentiam
vergonha de a ela estarem ligados. A verdade é simples: esses jovens
estão mais à vontade dentro de um videoclipe de Michael Jackson do
que no quintal de um camponês moçambicano.
O
que se passa, e isso parece inevitável, é que estamos criando
cidadanias diversas dentro de Moçambique. E existem várias
categorias: há os urbanos, moradores da cidade alta, esses que foram
mais vezes a Nelspruit que aos arredores da sua própria cidade.
Depois, há uns que moram na periferia, os da chamada cidade baixa. E
há ainda os rurais, os que são uma espécie de imagem desfocada do
retrato nacional. Essa gente parece condenada a não ter rosto e
falar pela voz de outros.
(A
fronteira da cultura,
de Mia Couto. Acesso:
http://www.cp2.g12.br/blog/cp2digital/files/2018/08/EMRM.pdf)
Vocabulário:
1
– Maputo: capital de Moçambique.
2
– trabalhos de campo: trabalho de pesquisa realizado fora da
universidade.
3
– Moçambique: país africano.
4
– Nelspruit: cidade turística da África do Sul.
1)
(Colégio Pedro II – 2018) No primeiro parágrafo do Texto, o autor
compara suas impressões sobre os estudantes da Universidade Eduardo
Mondlane com as impressões que os seus colegas professores tinham
desses mesmos estudantes.
Em
relação às impressões dos outros professores, é correto afirmar
que o autor:
a)
concorda com eles, pois todos consideravam os alunos despreparados.
b)
discorda deles, pois o autor considerava os jovens distanciados do
seu país.
c)
concorda com eles, pois todos consideravam os jovens estrangeiros na
própria nação.
d)
discorda deles, pois o autor considerava os alunos parecidos com
exploradores coloniais.
2)
(Colégio Pedro II – 2018) Ainda no primeiro parágrafo do Texto I,
Mia Couto apresenta sua tese a respeito do comportamento dos jovens
para os quais dava aula.
Em
relação a esse posicionamento, o segundo parágrafo cumpre a função
de:
a)
identificar a causa do comportamento observado.
b)
oferecer um exemplo do comportamento observado.
c)
fazer uma comparação em relação ao comportamento observado.
d)
apresentar uma circunstância oposta ao comportamento observado.
3)
Leia: “Quando eles saíam de Maputo em trabalhos de campo”. Que
classificação essa oração deve receber? Explique sua resposta.
4)
(Colégio Pedro II – 2018) Releia o seguinte trecho do Texto I:
“Quando eles saíam de Maputo em trabalhos de campo, esses jovens
comportavam-se como se estivessem emigrando para um universo estranho
e adverso. Eles
não sabiam as línguas, desconheciam os códigos culturais,
sentiam-se deslocados e com saudades de Maputo.”
Uma
reescrita coerente com a relação mantida entre os dois períodos do
trecho destacado pode ser encontrada em:
a)
[...] à medida que eles não sabiam as línguas, desconheciam os
códigos culturais, sentiam- se deslocados e com saudades de Maputo.
b)
[...] apesar de eles não saberem as línguas, desconhecerem os
códigos culturais, sentirem-se deslocados e com saudades de Maputo.
c)
[...] uma vez que eles não sabiam as línguas, desconheciam os
códigos culturais, sentiam-se deslocados e com saudades de Maputo.
d)
[...] caso eles não soubessem as línguas, desconhecessem os códigos
culturais, sentissem-se deslocados e com saudades de Maputo.
5)
Na frase “Aquelas zonas rurais eram, afinal, o espaço onde
viveram os seus avós”, a palavra destacada é pronome relativo,
pois se refere a um termo anterior. Que termo anterior é esse?
Texto
II
Há
escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas
que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do
voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados,
o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados
sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência
dos pássaros é o voo.
Escolas
que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são
os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para
voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já
nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode
ser encorajado.
6)
O texto se inicia com o seguinte enunciado: “Há escolas que são
gaiolas. Há escolas que são asas”. Nele existem duas orações
subordinadas:
a)
Identifique-as:
b)
Qual a classificação dessas orações?
7)
(Colégio Pedro II – 2017) No segundo parágrafo do texto II, o
autor faz a seguinte afirmação: “Engaiolados, o seu dono pode
levá-los para onde quiser.”
Mantendo
o sentido do texto, é possível reescrever essa frase do seguinte
modo:
a)
Já que estão engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde
quiser.
b)
Para que sejam engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde
quiser.
c)
Embora estejam engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde
quiser.
d)
A menos que estejam engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde
quiser
8)
(Colégio Pedro II – 2017) Releia a seguinte frase do Texto II: “
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce
dentro dos pássaros.”
Analisando
o sentido que as palavras “voo” e “pássaros” assumem ao
longo do texto, conclui-se que elas representam, respectivamente:
a)
raciocínio lógico e professores.
b)
experiências e professores.
c)
autonomia e estudantes.
d)
deveres e estudantes.
9)
No terceiro parágrafo, o pronome “elas” aparece duas vezes. A
quem esse pronome faz referência no texto?
10)
Considere o contexto geral do texto II e diga qual a mensagem contida
nele.
Gabarito
1
– b
2
– b
3
– Oração Subordinada Adverbial Temporal, pois a conjunção
“quando” indica o momento da saída de Maputo para os trabalhos
no campo.
4
– c
5
– Refere-se a “espaço”.
6
– a) “que são gaiolas” e “que são asas”.
b)
Ambas são orações subordinadas adjetivas restritivas.
7
– a
8
– c
9
– Refere-se a “escolas”.
10
– A existência de escolas que aprisionam o pensamento (gaiolas) e
escolas que asseguram a liberdade de pensamento (asas).
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