Texto I
O rápido e grande avanço observado no ambiente
da produção, por meio do surgimento de novas estratégias de manufatura, impôs
mudanças profundas na forma de produzir. Uma das técnicas mais atingidas por essas
mudanças é a que se refere ao gerenciamento de custos.
Até os anos 70, as despesas diretas de
mão-de-obra e material respondiam pela quase totalidade dos custos totais.
Despesas indiretas, como qualidade, controle de produção, compras etc.,
representavam uma pequena proporção desses custos. Em decorrência, os métodos tradicionais
de alocação das despesas indiretas recomendavam, por uma questão de
simplificação, meramente ratear tais despesas, com base em critérios pouco
complexos.
Entretanto, a estrutura de custos dos
produtos vem alterando-se muito nos últimos tempos. Antes, as despesas indiretas
representavam apenas algo em torno de 5% dos custos; hoje, já alcançam valores
médios superiores a 35%, havendo casos de empresas em que elas podem atingir 70%.
Por outro lado, no passado, os custos de
medição das despesas eram elevados, e a diversificação dos produtos, pequena.
Hoje, com o avanço tecnológico, os custos de medição estão menores e permitem
apuração mais precisa. Nos tempos atuais, também a diversidade de produtos e
serviços vem crescendo devido à tendência de se procurar atingir uma operação
que atenda aos clientes com produtos e serviços personalizados. Essas considerações
permitem afirmar que o sistema tradicional de levantamento de custos tornou-se
inadequado.
(Adaptado de COGAN,
Samuel. São Paulo: RAE - Revista de Administração de Empresas, volume 39,
número 2, abriljunho de 1999, p. 47)
1) (FGV-2002) Na relação entre verbos e
substantivos, é comum que, a partir dos primeiros, formem-se os segundos, com a
introdução de sufixos. Isso acontece, por exemplo, entre balancear e balanceamento,
curtir e curtição. Não obstante, entre manufaturar e manufatura (segunda linha do
texto), o processo é diferente. Das palavras a seguir, extraídas do
texto, qual delas é um substantivo, cuja formação seja semelhante à de manufatura.
a) Estratégias.
b) Totalidade.
c) Mudanças.
d) Avanço.
e) Despesa.
2) A partir da leitura do texto,
identifique o único item que contém uma informação incorreto sobre ele:
a) Mudanças na forma de produção puderam
ser observadas devido aos avanços alcançados por esse setor.
b) As despesas com qualidade e controle de produção,
por exemplo, correspondem a uma proporção pequena de custos.
c) No ano de 1998, foram grandes os custos
de medição das despesas, porém a diversificação dos produtos foi baixa.
d) Atualmente, a diversidade de produtos e
serviços cresce em decorrência da tendência de se procurar atingir uma operação
que atenda aos clientes com produtos e serviços personalizados.
e) Houve pouca alteração, ultimamente, na
estrutura de custos dos produtos.
3) Como vimos, na língua portuguesa há
vários processos de formação de palavras. Identifique o processo utilizado nos
seguintes vocábulos:
a) Mão-de-obra:
b) Simplificação:
c) Indiretas:
d) Inadequado:
4) Conforme o texto, qual a consequência que os avanços tecnológicos trouxeram aos custos?
Texto II
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
(Fragmento de “E agora,
José”, de Carlos Drummond de Andrade)
5) A anáfora é uma figura de linguagem
caracterizada pela repetição contínua de uma ou mais palavras no começo de
períodos. No poema lido, essa repetição:
a) representa uma ênfase na mensagem que é
passada.
b) representa um erro gramatical.
c) torna o texto cansativo, pois não evolui
a ideia que pretende transmitir.
d) mostra falta de criatividade do poeta.
e) Traz ao texto maior subjetividade, ao mostrar
a singeleza do eu lírico em relação a José.
6) No último verso do poema há um adjetivo:
a) Identifique-o:
b) Considerando o contexto apresentado,
qual a significação desse adjetivo?
Texto II
7) Explique o motivo pelo qual um dos
personagens indagou ao outro se ele fora enxotado através de um pleonasmo.
8) Tirinhas são textos de humor, que
misturam linguagem verbal e não verbal. Como se faz a construção do humor na
tirinha em apreço?
a) Através da pergunta que é feita pelo
personagem no segundo quadrinho.
b) Através do desconhecimento da gramática,
mostrado pela personagem no primeiro quadro.
c) Através da ambiguidade criada pelo personagem,
como pode se verificar entre a primeira e a última fala da tirinha.
d) Através da expressão dos personagens no
segundo quadrinho.
e) Através da última imagem, em que o
cachorro derruba sua dona.
9) Em tirinhas, é comum o uso de linguagens
típicas da língua falada, como em:
a) PRA
b) ELA
c) ENTÃO
d) FORA
e) ENTENDI
10) Analisando todo o contexto da tirinha, o
que personagem teria querido dizer com o adjetivo “capaz”, no segundo quadro?
GABARITO
1) d
2) e
3)
a) Composição por justaposição
b) Derivação sufixal
c) Derivação prefixal
d) Derivação prefixal
4) Os custos estão menores e permitem apuração maios preciosa.
5) a
6)
a) duro
b) perseverante
7) A indagação ocorre devido ao uso da frase "saia pra fora".
8) Através da ambiguidade de sentido da expressão "saia pra fora", conforme se observa no último quadro.
9) a
10) Quis dizer que sua dona não teria "coragem" de colocá-lo para fora.
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