O texto I serve de
base às questões 1 e 2
Texto I
E se a água potável acabar? O que
aconteceria se a água potável do mundo acabasse?
As teorias mais pessimistas dizem que a
água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho
todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55
litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será
interrompido. Nos mercados, não haveria carnes, pois, se não existe água para
você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg
de carne. Mas, não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior
produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção,
afinal, no país, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores
consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja,
milho e outros grãos.
1)
A
língua portuguesa dispõe de vários recursos para indicar a atitude do falante
em relação ao conteúdo de seu enunciado. No início do texto, o verbo “dever”
contribui para expressar:
a)
uma
constatação sobre como as pessoas administram os recursos hídricos.
b)
a
habilidade das comunidades em lidar com problemas ambientais contemporâneos.
c)
a
capacidade humana de substituir recursos naturais renováveis.
d)
uma
previsão trágica a respeito das fontes de água potável.
e)
uma
situação ficcional com base na realidade ambiental brasileira.
2)
A
sintaxe da língua portuguesa registra a presença de variadas construções
oracionais com a presença de verbos impessoais. No trecho “Nos mercados, não
haveria carnes, pois, se não existe água para você, imagine para o gado”, que
característica dos verbos impessoais é possível ser observada?
a)
O
uso do singular em “imagine”, pois o sujeito não está presente na oração.
b)
O
uso do singular em “existe”, que concorda com o sujeito “água”.
c)
O
singular em “haveria”, mesmo que o sujeito “nos mercados” esteja no plural.
d)
O
verbo “haver” no singular, pois, no contexto, ele tem o mesmo significado que
“existir”.
e)
O
uso do singular na forma verbal “imagine”, pois o sujeito – “o gado” – está no
singular.
O texto II serve
de base às questões 3 e 4
Texto II
3)
Na
tirinha, o autor utiliza estratégias para atingir sua finalidade comunicativa.
Considerando os elementos verbais e não verbais que constituem o texto, seu
objetivo é:
a)
incentivar
o uso da tecnologia na comunicação contemporânea.
b)
mostrar
o empenho do homem na resolução de problemas sociais.
c)
atrair
a atenção do leitor para a generosidade das pessoas.
d)
chamar
a atenção para o constante abandono de animais.
e)
fazer
uma crítica à situação social contemporânea.
(Questão extraída de
https://enem.estuda.com/questoes/?q=&cat=2&subcat=328)
4)
Um
dos recursos da língua portuguesa é a ocultação do sujeito nas orações, desde
que não se perca a ideia da presença do sujeito. Nesse sentido, o plural dos
verbos “precisar” e “ir”, nas falas dos personagens, é justificado:
a)
por
estar implícita a ideia de que o sujeito é “eles”, ou seja, os três
personagens.
b)
porque,
na parte não verbal, é notório que um dos personagens se responsabilizará em criar
a mobilização pela internet.
c)
porque,
conforme o contexto, os três personagens que conversam entre si colocam-se como
agentes das ações dos verbos.
d)
pelo
fato de os personagens não se preocuparem com a situação do morador de rua.
e)
porque
a 1ª pessoa do plural, no contexto apresentado, marca a indeterminação do
sujeito.
Texto III
5)
O
texto apresentado emprega uma estratégia de argumentação baseada em um recurso
verbal com a intenção de:
a)
indeterminar
o agente do verbo “achar”.
b)
apontar
quem é o agente do verbo “achar”.
c)
não
se comprometer com a informação, através da omissão de quem é o sujeito do
verbo “achar”.
d)
levar
o leitor a entender que o sujeito do verbo “achar” é o biscoito.
e)
mostrar
que o vilão da “globesidade” é o biscoito.
GABARITO
1 – d
2 – d
3 – e
4 – c
5 - a
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