Texto 1
NÃO DÓI
DIZER “POR FAVOR”, “OBRIGADO” E “BOM-DIA”
Profissionais que lidam diretamente com o público
reclamam que as pessoas estão deixando de lado a cordialidade.
(Laura Antunes)
Cariocas
são bacanas, mas parte deles não gosta de dizer expressões como: obrigado, por
favor, com licença e outras que demonstram civilidade. Como em toda metrópole,
os dias são corridos e estressantes, o que, segundo alguns, acaba por
embrutecer o comportamento de seus cidadãos, que deixam de lado a cordialidade.
Mas profissionais que lidam diretamente com o público acham que o carioca
deixou de ser amável e anda pouco educado.
Porteiro diz
que maioria se esquece de agradecer
É
o que comprova diariamente o paraibano Osvaldo Francisco do Nascimento, de 72
anos, 40 deles trabalhando como porteiro do Edifício Avenida Central, no
Centro, um dos mais movimentados do Rio, por onde passam cerca de cinco mil
pessoas por dia. Segundo ele, a maioria dos que pedem informação se esquecem de
agradecer:
-
Muitos são educados e agradecem quando dou uma informação, mas já me acostumei
a ouvir “ô moço” em vez de “por favor”, e após receber a informação, a pessoa
virar as costas. Em geral, as mais bem-vestidas são as que agradecem menos.
Quando é uma pessoa mais humilde, ela diz obrigada.
A
falta de civilidade também está no trânsito, quando os motoristas ignoram a
faixa de pedestre, não usam seta ou avançam o sinal. Nas praças de alimentação
de shoppings, por exemplo, segundo funcionários, é comum clientes acabarem de
comer e deixarem os restos de comida nas bandejas sobre as mesas, e as cadeiras
fora do lugar.
-
Nossos funcionários, dos executivos aos da limpeza, têm a consciência de
recolher o lixo. Muitos clientes entram com folhetos nas mãos e jogam no chão,
mesmo tendo lixeiras próximas. Na praça de alimentação, por onde circulam cerca
de 20 mil pessoas por dia, temos atenção redobrada porque nem sempre elas
colaboram, tirando as bandejas das mesas. A equipe de limpeza está sempre
presente para tirar as bandejas, mas em horas de maior movimento, esse simples
gesto do cliente ajudaria – afirma o gerente de operações do Norte Shopping,
Marcelo Assaf.
[Fragmento de
reportagem: ANTUNES, Laura. Não dói dizer ‘por favor’, ‘obrigado’ e ‘bom
dia’.In: O Globo, 11set. 2005. p. 28(adaptado)]
Texto 2
Cumprimentos
(Célia Leão)
Cada
país tem seu modus oprandi, mas
existem algumas regras que, geralmente, podem ser adotadas de maneira
universal. Apertos de mão, por exemplo, devem sempre acontecer da pessoa com a
primazia no cumprimento. Ou seja, a mulher estende a mão para o homem, o mais
velho estende a mão para o mais jovem, o superior hierárquico na empresa
estende a mão àquele abaixo de si na hierarquia.
Guarde
os beijos para quando estiver cumprimentando pessoas de sua intimidade: não se
beija alguém a quem você acabou de ser apresentado. Beijos são igualmente
inadequados em cumprimentos de nossa vida profissional. Ao ser apresentado a
uma outra pessoa, evite a conhecida expressão “Muito prazer!” – ela sai falsa.
Limite-se a um simpático “Como vai?” e, na despedida, se o contato foi
realmente um prazer, use a expressão “Foi um prazer conhecê-lo”. Expresse,
porém, o seu prazer ao ser apresentado a alguém que é uma figura pública: um
artista que você admire, um grande escritor, enfim, pessoas que você conhece
por suas obras e trabalhos. Nesse caso, usa-se a expressão “Prazer em
conhece-lo pessoalmente!”
O homem jamais cumprimenta
quem quer que seja sentado: em qualquer circunstância, ele deve sempre
levantar. A mulher, socialmente, só se levanta ao cumprimentar um idoso, uma
autoridade pública ou religiosa – as demais pessoas, ela cumprimenta sentada.
Mas lembre-se: na vida profissional, mulher e homens levantam-se sempre, em
qualquer circunstância, ao cumprimentarem quem quer que seja.
Modus operandi – modo de agir em
determinadas situações.
1)
Qual o tema de ambos os textos?
2)
Qual a diferença de abordagem desse tema entre os textos?
3)
Extraia do texto 1 duas atitudes que expressam falta de civilidade.
4)
Extraia expressões linguísticas de ambos os textos que são marcas de
civilidade.
5)
O bom comportamento social é, em regra geral, marca de civilidade.
Regras de civilidade, por consequência, destinam-se a regular o comportamento
nos espaços públicos e privados. Explique essa afirmação.
6)
Considerando a civilidade, exponha sua opinião e a justifique, observado
as seguintes situações públicas:
a)
No cinema, durante a exibição de um filme, um celular toca, a pessoa
atende e conversa com quem ligou.
b)
No trânsito, o motorista não dá passagem ao pedestre e avança buzinando.
7)
Relacione as características dadas aos textos 1 e 2?
a)
(______________) Estabelece regras rígidas de comportamento.
b)
(______________) Narra e denuncia atitudes de incivilidade.
c)
(______________) Usa sequências como num manual.
8)
A reportagem é iniciada com uma afirmação:
a)
Que afirmação é essa?
b)
Qual a explicação para que isso ocorra?
9)
Releia o trecho “Segundo ele, a maioria dos que pedem informação
se esquece de agradecer” (texto 1). A expressão destacada revela que atitude do
repórter em relação à linguagem empregada no texto.
10)
Na matéria jornalística, é comum o emprego de falas alheias à fala da
repórter:
a)
Na reportagem em apreço, de quem é a fala apresentada?
b)
Que efeito ela causa na reportagem?
GABARITO
1)
Ambos tratam de gestos de civilidade.
2)
O texto 1 aborda o tema sob a perspectiva da cordialidade; o
texto 2, sob a perspectiva da etiqueta.
3)
(Entre outras) Não agradecer após pedir informações; ignorar
faixa de pedestre
4)
No
texto 1, “obrigado”, “por favor”, “com licença”; no texto 2, “como vai?”, “foi
um prazer conhecê-lo”
5) Espera-se que o aluno compreenda que o trato com as pessoas,
seja em ambiente público ou privado, deve seguir regras sociais que primam pelo
bom convívio e relacionamento entre as pessoas.
6)
a) Espera-se que o
aluno compreenda que não convém atender ao telefone nesta situação.
c) Espera-se
que o aluno responda que essa não uma atitude de civilidade.
7)
a)
Texto 2
b)
Texto 1
c)
Texto 2
8)
a)
“Cariocas
são bacanas, mas parte deles não gosta de dizer expressões como: obrigado, por
favor, com licença e outras que demonstram civilidade.”
b)
“os
dias são corridos e estressantes, o que, segundo alguns, acaba por embrutecer o
comportamento de seus cidadãos, que deixam de lado a cordialidade.”
9)
Revela que a linguagem empregada é impessoal
10)
a)
Do
porteiro Osvaldo Francisco do Nascimento.
b)
Ela dá mais veracidade à matéria.
OBRIGADA! GOSTEI MUITO.
ResponderExcluirObrigada por essa atividade tão enriquecedora.
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirValeu muito. Obrigada. Encontrei o que estava procurando.
ResponderExcluirBom de mais obrigado vlw
ResponderExcluirbrigado.
ResponderExcluir𝘖𝘣𝘨
ResponderExcluirObg
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada! Ajudou de mais❤❤
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