MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Carta argumentativa

O texto a seguir é fragmento de uma Carta Aberta, dirigida aos organizadores da Copa do Mundo de 2014:

‘Os arquitetos integrantes do Time dos Arquitetos da Copa, reunidos para sua primeira reunião de trabalho, tornam público seu compromisso pela realização de projetos de estádios e demais espaços, públicos e privados, destinados à realização da Copa 2014 no Brasil, marcados pela sustentabilidade ambiental, econômica e social, que caracterizem um modelo de arquitetura e de construção positivos para nosso país.
Neste sentido, é importante que empreendedores públicos e privados estejam conscientes do caráter singular e único de cada projeto arquitetônico, que é fruto de conhecimentos multidisciplinares e necessita ser respeitado em sua totalidade, para preservar a integridade da proposta e evitar o desvirtuamento da arquitetura e, por decorrência, da sua eficiência funcional, social e urbana.
A qualidade da obra construída depende da qualidade do projeto arquitetônico e da obediência às suas soluções e especificações (de sistemas construtivos, de materiais e de equipamentos) pelos empreendedores, haja vista que “uma obra nunca é melhor que seu projeto”.
Assim, nós do Time dos Arquitetos da Copa alertamos: os projetos para os empreendimentos esportivos e de infraestrutura geral para a Copa 2014 devem ser escolhidos por sua concepção inovadora, pela percepção da essência e da cultura local e pela melhor técnica, nunca pelo menor preço.
Os arquitetos integrantes do Time dos Arquitetos da Copa vêm a público externar a sua visão, de que o legado da Copa de 2014 no Brasil seja - realmente - o alicerce de uma país mais desenvolvido, com melhor infraestrutura, empregos, distribuição de renda e justiça social, algo que não se consegue sem um planejamento de longo prazo, estudos de viabilidade econômico-financeira e ambiental.’

(http://www.portal2014.org.br/noticias/526/ARQUITETOS+EXIGEM+RESPEITO+AOS+PROJETOS+PARA+2014.html)

1) Pela leitura do fragmento, diga quem assina a Carta Aberta?

2) Qual a intenção dos autores da carta?

3) Pelo conteúdo da carta, é possível obsevar que:

a)                 os autores somente se preocupam com a execução arquitetônica das obras para a Copa de 2014;
b)                 a execução dos projetos não deve se pautar no menor custo;
c)                 as concepções inovadoras devem estar vinculadas ao menor preço;
d)                 os estádios, após construídos, serão o principal legado da Copa deixado para o povo.

4) O codinome “Time dos Arquitetos da Copa” mantém relação com o evento esportivo Copa do Mundo 2014. Explique essa afirmação.

5) O termo destacado em “é importante que empreendedores públicos e privados estejam conscientes do caráter singular e único de cada projeto arquitetônico, que é fruto de conhecimentos multidisciplinares” substitui que expressão?

a)                 projeto arquitetônico;
b)                 empreendedores públicos e privados;
c)                 conhecimentos multidisciplinares;
d)                 caráter singular e único.

Um comentário: