MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Exercícios de acentuação


Charge 1 















Charge 2













1) Leia a charge 1 a faça o que se pede:
a) Explique a presença do acento na palavra ALÉM.
b) Explique porque a palavra IDEIA não tem acento.
c) Em que consiste o humor da charge?

2) A charge 2 faz uma referência a:
a) importância de se preservar a saúde.
b) crise nos sistemas de saúde.
c) pessoas que fazem dietas desregradas e emagrecem demasiadamente.
d) falta de respeito com os mortos.

3) Na sua opinião, a omissão do acento na palavra “saude” foi intencional? Justifique sua resposta.
4) Que regra justifica o acento na palavra “saúde”?
5) As palavras a seguir contêm hiato e ditongo. Justifique o emprego ou a ausência do acento:
a)      Herói – 
b)      País – 
c)      Luiz – 
d)     Assembleia – 
e) Paranoia –
f) Paranoico – 
g) Veia –
h) Quartéis –
i) Faróis –
j) Lagoa –

Texto
            O texto que segue foi publicado como resposta do governo brasileiro aos rumores de que a Inglaterra apresentaria ao mundo uma proposta de privatização da Amazônia. O texto foi assinado por três ministros: Celso Amorim (Ministro das Relações Exteriores), Sérgio Machado Resende (Ministro da Ciência e da Tecnologia) e Marina Silva (Ministra do Meio Ambiente).

Amazônia não está à venda
Com frequência vemos circularem notícias sobre interesses de pessoas, entidades ou mesmo governos estrangeiros com relação à região amazônica. Recentemente, surgiram no exterior iniciativas com o objetivo de adquirir terras na Amazônia para fins de conservação ambiental ligadas à preocupação com o fenômeno da mudança do clima e ao possível papel do desmatamento nesse processo.
São propostas que desconhecem a realidade da floresta amazônica. Ignoram também importantes dados científicos. A mudança do clima é um problema real ao qual o Brasil atribui grande importância. Há consenso mundial de que o fenômeno está sendo acelerado pela ação humana. É um processo cumulativo, resultado da concentração progressiva de gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos. Assim, focar a atenção especialmente nas atuais emissões é errado e injusto. Alguns dos atuais emissores -sobretudo os países emergentes- têm pouca ou nenhuma responsabilidade pelo aquecimento global, cujos efeitos começamos a sentir.
A causa principal da mudança do clima é conhecida: pelo menos 80% do problema tem origem na queima de combustíveis fósseis -especialmente carvão e petróleo- a partir de meados do século 19. Apenas pequena parcela resulta das mudanças no uso da terra, incluindo o desmatamento.
O desmatamento atual em escala global é preocupante por várias razões, mas o foco do combate à mudança do clima deve ser a alteração da matriz energética e o uso mais intensivo de energias limpas. A Convenção do Clima e seu Protocolo de Kyoto são claros: àqueles que causaram o problema (os países industrializados) cabem metas mandatórias de reduções e a obrigação de agir primeiro.
Embora não tenha metas mandatórias de redução por pouco ter contribuído para o problema, o Brasil está fazendo sua parte. Possuímos uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Nossos programas de biocombustível são exemplo para outros países. Contribuímos, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e para a redução global das emissões de gases de efeito estufa.
(...)
(Folha de S. Paulo, 17/10/2006)
Análise do texto:
1)     O texto acima pertence a que tipo textual?
2)     Quem é o locutor e quem é o destinatário?
3)     Por que algumas pessoas e governos no exterior manifestaram interesse em privatizar a Amazônia?
4)     Os ministros brasileiros, autores do texto, não são contrários à preservação do meio ambiente; no entanto, discordam da proposta dos estrangeiros. Segundo eles:
a)     Quais são os países responsáveis pelo aquecimento global?
b)    Qual a participação do desmatamento no processo de mudança climática do planeta?
5)     De que modo o Brasil vem colaborando para a preservação do clima do planeta?

Gramática aplicada ao texto

1) Em “Com frequência vemos circularem notícias sobre interesses de pessoas, entidades ou mesmo governos estrangeiros com relação à região amazônica”, qual o valor semântico da conjunção OU.
a)     Alternância
b)    Oposição
c)     Explicação
d)    Adição

2) Em “Embora não tenha metas mandatórias de redução por pouco ter contribuído para o problema, o Brasil está fazendo sua parte” a conjunção destacada tem o mesmo valor semântico que:
a)     Porque
b)    Já que
c)     Ainda que
d)    Como

3) A palavra destacada em “Com frequência vemos circularem notícias” é acentuada pela mesma regra que:
a)     Ímã
b)    Possível
c)     Gaúcho
d)    Tragédia

3) São acentuadas por serem proparoxítonas, exceto:
a)     Amazônica
b)    Mandatórias
c)     Científicos
d)    Energética

4) Há o emprego da regra de acentuação do hiato em:
a)     “sobretudo os países emergentes”
b)    “é preocupante por várias razões”
c)     “ao qual o Brasil atribui grande importância”
d)    “embora não tenha metas mandatórias de redução”

5) Em “O fenômeno está sendo acelerado pela ação humana”, o verbo foi acentuado porque:
a)     toda oxítona terminada em A é acentuada;
b)    toda paroxítona terminada em A é acentuada;
c)     trata-se de monossílabo tônico terminado em A;
d)    toda oxítona terminada é acentuada, desde que tenha mais de uma sílaba.

6) Os pares abaixo são acentuados pelas mesmas regras, exceto:
a)     Várias – sustentável
b)    Contribuído – países
c)     Século – fenômeno
d)    Fósseis – frequência